PCE

PCE
Jovens cientistas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Qual o segredo para que um estudante melhore seu rendimento escolar?

O drama da nota vermelha numa matéria ou o fiasco generalizado, daqueles de fazer o aluno esconder o boletim dos pais, podem ter várias explicações. A mais comum – faltou estudar mais – é relativamente simples de reverter. Basta um pouco mais de seriedade e dedicação para que os resultados apareçam.
A edição especial da Revista Veja apresenta dez dicas importantes para que o estudante melhore nos estudos. Fique por dentro:
1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.

3 comentários:

  1. O segredo da apredizagem humana, grosso modo, pode está no que os psicólogos chamam de motivos, que por sua vez, são gerados pela necessidade do indivíduo se apropriar de algo, no caso da educação formalizada - o conhecimento deixado por nossos antepassados. Os motivos para aprender devem ser dados de forma,constante, sistemática e diversificada, para que não haja problemas ou disturbios. O fracasso escolar está ligado a um conjunto de fatores que impedem o processo educativo de fluir normalmente e podem ser de natureza biológica, social,psíquica,ambiental,econômica etc. É claro que um aluno organizado, disciplinado tem mais chances do que um, totalmente, desinteressado. Um abraço a todos, professora Valciléia.

    ResponderExcluir
  2. a escola carlos pinho para mim e umas das melhores escolas de manacapuru

    ResponderExcluir