PCE

PCE
Jovens cientistas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Drogas e adolescência


Segundo a Organização Mundial da Saúde, "droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". É entendida também como o nome genérico de substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a seu consumidor. Seu uso constante pode levá-lo à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga regularmente, ao mesmo tempo que o usuário passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta. Quando falamos em drogas, devemos também ter em mente a existência de algo que atenua o sofrimento psíquico ou que é capaz de proporcionar prazer, mesmo que temporário e artificial.

Estudos realizados no Brasil pelo Hospital das Clínicas da USP revelam, que inúmeros são os fatores para que o adolescente seja considerado uma população de alto risco para o consumo de drogas, apontando que a maioria desses jovens começa a ter contato com estas substâncias quando entra na adolescência e começa a definir suas amizades. Isto porque, é justamente neste período, que ele está passando por uma transformação física e mental que poderá gerar maior ou menor sofrimento psíquico, de acordo com o contexto onde ele estiver inserido e de suas características individuais.
À procura de sua identidade, o adolescente torna-se uma presa de fácil manipulação, tanto a nível grupal, como pela mídia, a qual estimula, por exemplo, o uso do álcool e do tabaco, apresentando-os como sinônimos de status e sucesso.
Não podemos nos esquecer, porém, que o incentivo às drogas pode ocorrer dentro do próprio seio familiar, seja pelo uso compulsivo de medicamentos pelos pais, que lhe ensinam subliminarmente que existem substâncias químicas que atenuam a dor e o sofrimento, seja pela cultura alcoólatra ou tabagista pregada dentro do próprio lar.
É comum também nesta fase, o adolescente apresentar um sentimento básico de solidão e sair a busca de algo que preencha este vazio, sentimento este que pode advir de uma época de carência afetiva de sua infância, de sua relação com os pais ou de suas próprias vivências.
Sabe-se que, atrás da compulsividade que leva à dependência, há um desejo a ser saciado, uma vontade de ser amado, de ser reconhecido, uma dor a ser esquecida, uma maneira de desligar-se da realidade indesejável. Apesar dos fatores constitucionais terem grande influência sobre uma maior ou menor impulsividade e/ou sensibilidade afetiva, a presença da família é indispensável no combate e prevenção às drogas.
Numa sociedade permeada por crises financeiras, estresse, onde o "ter" é mais valorizado do que o "ser", é fácil encontrarmos uma estrutura familiar totalmente fragilizada, onde os pais, tentando compensar sua ausência, acabam confundindo liberdade com permissividade. Embora, eu sempre reforce que não importa a quantidade de tempo que os pais possam dispor aos seus filhos, mas sim a qualidade desta relação, observa-se que o jovem, hoje em dia, adquire sua liberdade precocemente, ficando cada vez mais sozinho grande parte do dia, tendo que agir por si próprio. Muitas vezes, sem limites e parâmetros, tenta atrair a atenção dos pais das mais diversas maneiras, pois sente-se solitário e sem reconhecimento. Estar atento a alguns sinais é primordial, antes que seja tarde.
Apesar das mudanças de comportamento serem comuns nesta idade, mudanças radicais de personalidade não o são. É necessário que os pais assumam sua responsabilidade perante a educação dos filhos, ao invés de apenas delegá-la à escola, à igreja ou outras instituições sociais. Conferir o ambiente e as amizades sem despertar a desconfiança, valorizar o jovem conversando sobre diversos assuntos pedindo sua opinião, dar responsabilidades, estipular horários e ressaltar suas qualidades são atitudes importantes a serem consideradas

14 comentários:

  1. Esse texto é maravilhoso, pois me levou a refletir sobre minha vida. Espero que outros jovens também leiam.

    ResponderExcluir
  2. A Maconha é uma substância proibida por lei, usada constantemente em nosso município.
    Algumas pessoas ao usarem esta substância sentem-se em outro mundo.
    Assim como outros tipos de substâncias tóxicas a maconha vicia,e como conseqüência seus dependentes começam a brigar,roubar e até matar para sustentar seus vícios.
    Um dependente químico enfrenta muitos obstáculos quando decide abandonar o vício,doenças,despreso e discriminação.
    Aluna:Katrine Pereira da Costa n°24 8°D

    ResponderExcluir
  3. Bem nesse texto deu para perceber que o quanto a maconha prejudica milhares de pessoas usuarios.
    Quando os usuarios pratica eles ficam em outro mundo, pois eles fazem coisas sem pensar.
    Ex.:Roubar,matar para conseguir dinheiro para sustentar seus vícios.
    E sem falar nos policias, em vez de combater os traficantes,compram e usam pra si.
    Eu aconselho a todos a ler este texto.

    Aluna:Elisangela Oliveira do Nascimento nº12 8ºD

    ResponderExcluir
  4. Eu entedi que as pessoas sao infuenciadas por amigos e ate parentes a fazer isso, por isso tome cuidado com suas amizades elas podem lhe infuencia voce a fazer coisas que voce nunca faria, todas as pessoas que usam drogas, mundam seu comportamento para pior prejudicamdo seus amigos e familiares, todos eles tem que procurar um centro para ajuda, porque isso pode levar essa pessoa a pessoa a sair desse vicio.
    Aluno:Adair da Silva Alves Junior nº1 8anoD

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião a droga faz muito mal para a pessoas e principalmente se elas abusarem, ela muda seu instinto, que quer dizer seu modo de viver, agir e pensar.A droga é uma substância que não é alimento, ao contrario altera o funcionamento do corpo e da mente. Eu não sei como essas pessoas não param com isso, porque a droga deixa a pessoa ativa e com outros pensamentos.Essas pessoas vivem simplesmente em um mundo diferente e nesse mundo existe, principalmente a agressividade com seus familiares.
    Muitas pessoas usam drogas por curiosidade e nessa curiosidade a maioria elas nao conseguem mais se livrar e tambem por medo de dizer não, porque muitas vezes são ameaçados de morte.
    eu jamais entraria para esse mundo, porque eu só penso em ter saúde, amor e principalmente a paz.
    Aluna: Raissa Zaida Silva da Costa n:30 8° ano "D"

    ResponderExcluir
  6. eu acho que as drogas faz muito mau para a vida de muitos jovens e adolecentes orque faz maun a saude e pode ate levar a sua morte entao nao use drogas.
    Genismar Queiroz Brandao Junior 8ano ``D´´

    ResponderExcluir
  7. AS DROGAS,PARA MUITAS PESSOAS SÃO UM MEIO DE SE DIVERTIR,BEBIDAS ALCÓOLICAS E PRODUTOS QUIMÍCOS, SÃO MUITO PREJUDICIAIS PARA A SAÚDE MENTAL E ESPERITUAL,O USO DE DROGAS LEVA AO CAMINHO QUE É UMA DROGA, TRÁFICO DE DROGAS,PROSTITUIÇÃO,DST LSD COCAÍNA CRAIK E MACONHA.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto e muito importante para o brasil todo, que muitas pessoas não ligam pra esse tipo de texto,e que as maioria são jovem, esse texto esta abrido os olhos de muitas pessoas,e não é só as drogas que leva ao vicio mais tambem as bebidas alcóolicas,e que nós seres humanos tem que ter consiência do que é droga.
    aluna: Jenifer Viana de Oliveira 8°D n°21.

    ResponderExcluir
  9. Bom, muitos jovens hoje em dia passam por problemas e se jogam no mudo das drogas pensando que isso vai ajudá-los a superar os problemas !
    Mas essa é a decisão mais errada que se poderia se tomar. A DROGA ou CRACK são substâncias muito fortes que atingem o corpo humano com muita facilidade.Ao inalar ela, começa o vício.O (a) pessoa vicia e não quer mais parar.Ocorrem mudanças de comportamento e a pessoa fica agressiva de uma hora pra outra. Se não parar a tempo com o vício, é quase impossível parar depois. Os riscos são muito grandes.A DROGA faz realmente muito mal para a saúde. Uma Substância barata e de fácil acesso, a droga é consumida no mundo todo. A DROGA é um fos piores problemas que a humanidade enfrente atualmente. Milhões de Brasileiros são afetados por esse problema que se expande facilmente. Bom seria se existisse uma cura para isso.

    Roney Silva Nº 33 8º Ano ''D '' Vespertino

    ResponderExcluir
  10. Bom o que eu entendi é que as drogas não leva ninguem a lugar nenhum então gente principalmente vocês jovems não estraguem as suas vida com porcarias,e esse texto ta abrindo os olhos de muitas pessoas e não so as drogas mas tambem oas bebidas alcoolicas então nos seres humanos devemos ter conciência com as drogas. aluno: Andeson Silva Dos Santos Nº 03 8º ano D

    ResponderExcluir
  11. PARA MUITOS AS DROGAS NÃO SÃO NADA, MAIS NA VERDADE A DROGA E UM VICIO, QUE QUANDO PEGA E DIFICIL DEIXA-LA.
    PORISSO TEMOS QUE TER CUIDADO PARA NÃO CHEGA PERTO DELA.
    TEMOS QUE FICAR LONGE DOS AMIGOS QUE USAM, E NAO TOPAR NENHUM DESAFIO, POIS ACABAMOS NOS DANDO MAL.
    POIS A VIDA DA PESSOA QUE USA DROGA É MATAR, ROUBAR E ATE MESMO SE PROSTITUIR, SÓ PARA CONSEGUIR DINHEIRO PARA CONPRAR MAIS DROGAS.
    A DROGA SO LEVA A ISSO, DEPOIS QUE A PESSOA COMECA A ULTILIZAR AS DROGAS, ELA OFICIALMENTE ESTA ACABANDO COM SUA VIDA.
    ENTÃO FIQUE ESPERTO COMO EU.
    !! SEMPRE FIQUE LONGE DAS DROGAS !!
    É ISSO QUE EU FACO. POIS QUANDO A GENTE FICA LONGE DAS DROGAS NOS TEMOS MAIS MOTIVOS PARA VIVER.
    ALUNA: SAMARA DA SILVA GOMES N:34 8° ANO "D"

    ResponderExcluir
  12. BOM EU ENTENDI QUE A DROGA E UMA SUBSTANCIA QUIMICA QUE PODE CAUSAR DANOS AO NOSSO CORPO, COMO DEFICIENCIA MENTAL, VICIO, ETC...
    QUANDO A PESSOA COMEÇA A USAR A DROGA, ELA PASSA A SER MAIS AGRECIVA, OU SEJA, ELA E CAPAZ DE MATAR,ROUBAR E ATE MESMO SE PROSTITUIR.
    AS PESSOAS MAIS AFETADAS COM A DROGA SÃO OS JOVENS, POIS ELES TEM MAIS CONTATOS COM PESSOAS, E PRINCIPALMENTE AMIGOS. AS VEZES UM AMIGO VEM E DESAFIA A USAR DROGA, E CLARO QUE ELE VAI USAR, POR QUE ELA NÃO VAI QUERER SER HUMILHADO PELOS AMIGOS, ENTAO ELE VAI QUERER USAR, E APARTI DISSO ELE VAI COMECAR A SE VICIA E ACABAR COM A SUA VIDA.
    PARA EVITAR AS DROGAS, E SO FICAR LONGE DE PESSOAS QUE TEM CONTATO COM ELA, NÃO ACEITAR NADA DE QUEM NÃO CONHECE, E FICAR BEM ESPERTO COM O QUE FAZ, OU SEJA, E SO TER CONSCIENCIA PARA NÃO FAZER O QUE NÃO DEVE. É ISSO QUE EU FACO, E ADORO MINHA VIDA!!
    ALUNA: BRUNA CASTILHO N:05 8° ANO "D"

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse assunto pois, ele serve para mostrar as pessoas quea as drogas são substastâncias químicas que prejudicam como qualquer uma outra mas, há muitas pessoas na maioria os jovens, que consumem essa substância e como resutado elas ficam fora de si, e acabam tendo atitudes erradas como: roubar e matar, elas não pensam nas consequências que vão adiquirir depois, por isso que hoje existe muitas palestras para concientizar os jovens a não se tornarem usuários de drogas.
    Lindynês Leite Peres 8ºano "c" nº24.

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do assunto isso serve pras pessoas se lembrarem que a droga é uma substância que faz a mal a saúde e além de causar problemas físicos e psicológicos ao ser humano seu uso constante pode causar depedência química E causa a morte
    rayssa oliveira de souza 8 ano E

    ResponderExcluir