PCE

PCE
Jovens cientistas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A importância da biblioteca para a promoção de hábitos de leitura



Localizada nas escolas, a biblioteca deve ser organizada para integrar-se com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar, e ter como objetivo despertar a leitura desenvolvendo o prazer de ler, podendo servir como suporte para a comunidade em suas necessidades de informação no cotidiano.Segundo SOBRAL (1982), a pedagogia define biblioteca escolar como força propulsora do processo educacional, instrumento que colabora com as metas educativas e força responsável pelas diversas atividades empregadas no desenvolvimento do currículo.
Para que os objetivos da educação possam ser atingidos, é necessário que os meios utilizados sejam compatíveis e eficazes.Portanto, entre os diversos recursos educativos encontra-se a biblioteca, considerada um recurso indispensável para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem e formação do educando/educador. A biblioteca é como uma escola, e o bibliotecário é, no mais alto sentido um professor e, o usuário é um leitor entre livros como um trabalhador entre suas ferramentas.
A função da biblioteca está integrada com a função da comunidade e da escola. Portanto, biblioteca e escola se completam, se sucedem em diferentes etapas da vida de um indivíduo.
Nossos agradecimentos às Professoras Miriam e Nazaré pela organização impecável e o ambient agradável da biblioteca da escola.

Um comentário:

  1. A biblioteca e muito legal la podemos pesquisar,ler,ter conhecimento dos assuntos,fazer trabalhos de aula.Enfim parabens a professora Miriam por essa biblioteca maravilhosa que ela coordena.GERVISON

    ResponderExcluir