PCE

PCE
Jovens cientistas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REFORMA ORTOGRÁFICA

Não é de hoje que os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pensam em unificar as ortografias do nosso idioma. Desde o início do século XX, busca-se estabelecer um modelo de ortografia que possa ser usado como referência nas publicações oficiais e no ensino. No quadro a seguir tem-se, resumidamente, as principais tentativas de unificação ortográfica já ocorridas entre os países lusófonos. No Brasil, note que já houve duas reformas ortográficas: em 1943 e 1971. Assim, um brasileiro com mais de 65 anos está prestes a passar pela terceira reforma. Em Portugal, a última reforma aconteceu em 1945.

Nova Reforma Ortográfica - Aspectos Positivos

O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores e professores de Língua Portuguesa. Segundo o Ministério de Educação, a medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa. Dentre os aspectos positivos apontados pela nova reforma ortográfica, destacam-se ainda:
- redução dos custos de produção e adaptação de livros;
- facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros;
- simplificação de algumas regras ortográficas.

Nova Reforma Ortográfica - Aspectos Negativos

- Todos que já possuem interiorizadas as normas gramaticais, terão de aprender as novas regras;
- Surgimento de dúvidas;
- Adaptação de documentos e publicações.

Período de Adaptação

Mesmo entrando em vigor em janeiro de 2009, os falantes do idioma terão até dezembro de 2012 para se adaptarem à nova escrita. Nesse período, as duas normas ortográficas poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos. Em Portugal, cerca de 1,6% das palavras serão alteradas. No Brasil, apenas 0,5%.

Caro, aluno cientista júnior, diante destas informações e as que vc adquiriu na escola, comente o que vc pensa a respeito disto e escreva três exemplos de mudanças ocorridas com a reforma ortográfica, que vc já está utilizando em sala de aula.

7 comentários:

  1. Neste texto podemos ver que esse assunto é muito importante para o interesse das pesos em saber o que é uma reforma ortográfica com seus pontos posivos e negativos, trazem nessa reforma a possibilidade de facilitar o intercânbio cultural e científico entre os países que falam portuguêse ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa.
    Essas informações são muito úteis para ultilizalas no dia a dia de um ser humano.

    ass: Pedro Bastos

    ResponderExcluir
  2. Este é um assunto bem interessante, pois trara da língua a qual falamos.
    Com essa reforma muitas palavrinhas foram mudadas, por uma parte é bom por que assim fica mais fácil de os estrangeiros aprenderem nossa língua, mas também é difícil se adaptar ainda mais com aqueles já aprenderam "da forma antiga", mas é só se interessar em aprender q nós conceguimos.


    Iasmine Orleans

    ResponderExcluir
  3. É muito bom nós aprendermos a ortográfia,claro que nós temos que nos acostumar com a nova forma de escrever, eu estou passando pela primeira reforma já ouve duas atrás então é bom ta atualizando sempre renovando.

    Andryck De Mendosa

    ResponderExcluir
  4. Bom, nós podemos ver que neste texto a nova reforma ortográfica estar sendo aprendida.
    Para que nós alunos venhamos aprender novas palavras.
    E este texto é muito importante para as pessoas por que é nela que podemos consertar os nossos erros de ortografia.
    Como nós podemos ver também muitas palavras perderam o acento por causa da nova ortografia, e também já devemos nós acostumar com isso.

    Stephany Sales

    ResponderExcluir
  5. bom nesse texto eu vir que o novo acordo ortográfico já esta sendo ensinado pelos professores eu eu gostei muito da nova regra e bem melhor que a outra para que os nossos colegas possam aprender bastante o novo acordo ortográfico e também que a gente já possa se acostuma com ele.

    do aluno ANTÔNIO VICTOR GOMES BARROSO SERIE: 7º ANO "C" TURNO MATUTINO

    ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DO MEU PEQUENO TRECHO...

    ResponderExcluir
  6. Bom alunos, vejo que o tema causa interesse, no entanto gostaria que vcs exemplificassem com exemplos. Ok?

    ResponderExcluir
  7. O novo acordo Ortografico da lingua Portuguesa é um fato que nos deixa com certeza um tanto confuso, pois o fato de possuir duas grafias oficiais monstra-nos um problema para a nossa lingua.

    Portanto se faz necessario que acompanhemos essas transformaçoes,para que possamos aprender a continuar conviver e colocsr em pratica duarante a nossa vivencia na busca de crescimento

    ALUNA:Hevlyn Mayanne turma 7 ano "C"

    ResponderExcluir