PCE

PCE
Jovens cientistas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dicas para os pais sugeridas pela Revista Veja para auxiliarem os filhos na escola

Não há dúvidas entre os educadores de que a participação dos pais no processo ensino- aprendizagem é primordial para o bom desempenho dos alunos. É um erro atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar das crianças. Inúmeras pesquisas demonstram que a família tem grande influência na qualidade da Educação dos filhos. Mas o trabalho dos pais precisa estar em sintonia com a escola.
E, nada melhor, do que uma conversa (ou várias) com o professor da criança para descobrir como ajudar. "A família tem de contar com a escola para cuidar dos filhos, mas essa responsabilidade deve ser compartilhada. Senão, vira um jogo de empurra-empurra e quem sofre é a criança"
Içami Tiba, autor do livro "Quem ama educa" ressalta que: O ser humano é o único que pode mudar sua história, pois tem inteligência e criatividade. Basta acrescentar a motivação. E esta motivação pode ser propiciada e reforçada em casa, portanto, os pais têm papel fundamental e aqui ressalto algumas dicas publicadas na Revista Veja para que sejam refletidas e ponderadas pelos pais, pois eles podem ajudar envolvendo-se na vida escolar do filho.
  •  Pergunte o que ele aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele. 
  • Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade.
  • Mostre a seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, em lugar de resolver por ele.
  • Não pressione. Pai fiscal não funciona.
  • Fique atento às datas de provas. Leve-as em conta na hora de programar viagens e atividades familiares.
  • Seja tolerante com erros. Tente fazer com que seu filho aprenda com eles.
  • Tire proveito do vínculo de seu filho com os amigos. Convide-os para assistir a um filme ou a um show que possa ser relacionado aos assuntos escolares.
  • Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho. 

3 comentários:

  1. Quero parabenizar a professora Joristela e seus alunos pelo ótimo trabalho que estão fazendo na Escola Estadual Carlos Pinho através do PCE, com o tama: A internet como fonte de informação e a construção do conhecimento. No que diz respeito ao acompanhamento da apredizagem do aluno por parte dos pais, observa-se que já existe uma parcela considerável de pais interessados nesse aspecto tão importante na vida do educando, mas falta, ainda, compromisso, as desculpas são de todo tipo e que, na verdade, não servem para justificar a obrigação dos pais e responsáveis de alunos, o problema é uma constante no cotidiano escolar, resta-nos a reflexão ponderada dos agravantes para que possamos amenizar ou solucionar o problema.

    Professora Valciléia

    ResponderExcluir
  2. O incentivo dos pais e fundamental para facilitar o aprendiz de seus filhos, inclusive essas dicas que servem como exemplo para os pais influenciarem seus filhos a se interagir cada vez mais com seus estudos.
    E sempre bom esses textos serem divulgados nos blogs que ai os pais ficam com mais segurança para dar conselhos a seus filhos.

    ResponderExcluir
  3. Os pais tem que estar presente no nosso desenvolvimento escolar e importante saber que rumo seu filho esta tomando,para orientar e dirigir ao caminho correto.
    Temos que nos dedicar aos nossos estudos pois sem ele não conquistareemos absolutamente nada.


    Andryck de Mendonça S.

    ResponderExcluir