PCE

PCE
Jovens cientistas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto Escola Limpa

Este Projeto vem sendo realizado por agentes ambientais, que são os próprios alunos da escola Carlos Pinho.
O objetivo do Projeto Escola limpa é ter alunos conscientizados a não sujar a escola, mantê-la sempre limpa, além disso, o cuidado com o meio a sua volta é imprescindível.
Nosso lema maior é reduzir ao máximo, a quantidade de resíduos durante as aulas. Não só dentro da escola, mas também nas ruas e lugares públicos.
 A cada dia, observamos um maior envolvimento da comunidade escolar, professores, alunos, pais e parceiros que nos auxiliam nesta tarefa que não é muito fácil, por conta de vícios muitas vezes trazidos de casa por mitos alunos.
Esperamos poder contribuir ao máximo e assim, colhermos frutos bem doces deste trabalho!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Manacapuru, a eterna Princesa do Solimões

Manacapuru é uma palavra de origem indígena derivada das expressões Manacá e Puru. Manacá (Brunfelsia hospeana) é uma planta brasileira das dicotiledôneas, da família solanaceae que significa, em tupi, Flor. Puru, da mesma origem, quer dizer enfeitado, matizado. Em função disso, Manacapuru na língua indígena tupi quer dizer “Flor Matizada”.
Os fundamentos da história da Cidade de Manacapuru estão ligados à aldeia dos Índios Mura, que aqui se estabeleceram no século XVIII. Os muras descendentes das tribos Tupi, aos poucos foram tendo sua população reduzida, devido aos ardorosos combates travados com as expedições portuguesas. Este fato aliado a outros, levaram o grupo a migrar. Passaram por localidades como Conceição e Pesqueiro, até se estabelecerem na Feitoria de Pesca, localizada no Rio Manacapuru. Ali não ficaram muito tempo e foram obrigados a subir até a foz do lago Manacapuru, à 14 léguas da foz do Rio Solimões.
A cidade está assentada na margem esquerda do Rio Solimões. O seu nome foi sempre o mesmo, desde sua origem até o momento atual. Além dessas características, que transformam a princesinha num refúgio agradável à população local, bem como para milhares de turistas que a visitam durante os 365 dias do ano, em função de seus atrativos culturais como a Ciranda, hoje conhecida nacionalmente, as festas de Santo Antônio, do Bodó, da Juta, o Balneário do Miriti, Paraíso D’Ângelo, Evanstour, Mundo Amazônico, Orla do Miriti, a Reserva do Piranha com seu projeto de Ecoturismo, pioneiro no desenvolvimento sustentável, são outras atrações que proporcionam uma paisagem de rara beleza.
Com uma população de 83.479 habitantes, segundo o Censo - IBGE 2010, Manacapuru traz consigo a beleza, o encanto, a determinação e a bravura dos índios Muras. Fundadores, juntamente com os portugueses, do povoado de Manacapuru.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alunos bolsistas da Fapeam fazem a diferença nas salas de aula

Nossos Parabéns a todos os alunos bolsistas que estão realizando um trabalho belíssimo na Escola Estadual Carlos Pinho. Este trabalho,  faz parte de uma das metas do projeto "A internet como ferramenta de apoio a aprendizagem dos alunos", o objetivo era de realizar palestra em sala alertando sobre a utilização da internet, bem como divulgar o blog da escola, onde os mesmos podem contribuir com suas opiniões a respeito dos mais variados temas.
Aplicação de Questionários
Palestra e divulgação do blog da escola
O resultado não poderia ser diferente, pois os alunos afirmam que é prazeroso aprender por meio de mídias, aproveitando o que a tecnologia tem de melhor. 
Podemos também destacar que o apoio da auxiliar técnica, a professora Valciléia tem sido fundamental para realização dos trabalhos, pois a mesma é muito dedicada e planeja os mínimos detalhes da atuação dos bolsistas.
Aguardem as novidades, pois com este projeto foram aplicados alguns questionários e o resultado irá fundamentar a pesquisas com dados teóricos e científicos mais aprimorados.