PCE

PCE
Jovens cientistas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Manacapuru, a eterna Princesa do Solimões

Manacapuru é uma palavra de origem indígena derivada das expressões Manacá e Puru. Manacá (Brunfelsia hospeana) é uma planta brasileira das dicotiledôneas, da família solanaceae que significa, em tupi, Flor. Puru, da mesma origem, quer dizer enfeitado, matizado. Em função disso, Manacapuru na língua indígena tupi quer dizer “Flor Matizada”.
Os fundamentos da história da Cidade de Manacapuru estão ligados à aldeia dos Índios Mura, que aqui se estabeleceram no século XVIII. Os muras descendentes das tribos Tupi, aos poucos foram tendo sua população reduzida, devido aos ardorosos combates travados com as expedições portuguesas. Este fato aliado a outros, levaram o grupo a migrar. Passaram por localidades como Conceição e Pesqueiro, até se estabelecerem na Feitoria de Pesca, localizada no Rio Manacapuru. Ali não ficaram muito tempo e foram obrigados a subir até a foz do lago Manacapuru, à 14 léguas da foz do Rio Solimões.
A cidade está assentada na margem esquerda do Rio Solimões. O seu nome foi sempre o mesmo, desde sua origem até o momento atual. Além dessas características, que transformam a princesinha num refúgio agradável à população local, bem como para milhares de turistas que a visitam durante os 365 dias do ano, em função de seus atrativos culturais como a Ciranda, hoje conhecida nacionalmente, as festas de Santo Antônio, do Bodó, da Juta, o Balneário do Miriti, Paraíso D’Ângelo, Evanstour, Mundo Amazônico, Orla do Miriti, a Reserva do Piranha com seu projeto de Ecoturismo, pioneiro no desenvolvimento sustentável, são outras atrações que proporcionam uma paisagem de rara beleza.
Com uma população de 83.479 habitantes, segundo o Censo - IBGE 2010, Manacapuru traz consigo a beleza, o encanto, a determinação e a bravura dos índios Muras. Fundadores, juntamente com os portugueses, do povoado de Manacapuru.

3 comentários:

  1. O texto é muito bom para todos aqueles que querem saber mais sobre a história da cidade.
    (Marcelo Roberto 7º ano b)

    ResponderExcluir
  2. Essa cidade com toda simplicidade para mim continua sendo a melhor cidade do mundo(depois de jerusalém"p mim né"rsrsrs) mais é este texto é p quem se interessa mesmo em saber sobre essa cidadizinha de gente boa!tenho orgulho de morar aqui e de dizer que sou Manacapuruense!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa cidade com toda simplicidade para mim continua sendo a melhor cidade do mundo(depois de jerusalém"p mim né"rsrsrs) mais é este texto é p quem se interessa mesmo em saber sobre essa cidadizinha de gente boa!tenho orgulho de morar aqui e de dizer que sou Manacapuruense!!!!
    Iasmine Orleans

    ResponderExcluir