PCE

PCE
Jovens cientistas

sábado, 24 de outubro de 2009

Projeto: A internet como instrumento facilitador da aprendizagem

O processo de ensino aprendizagem nas escolas tem sido motivo de indagações e preocupações por parte de muitos educadores. Dados oficiais do Instituto nacional de pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) têm mostrado o agravamento do desempenho dos alunos do Ensino fundamental na língua escrita e falada.
A aplicação das provas Brasil - IDEB, revelou que os alunos vêm apresentando defasagem entre a série em que se encontram e os conhecimentos que dominam.Levando em conta outras pesquisas realizadas ou orientadas, entendemos que é urgente renovar os mecanismos de ensino, para que o aluno se torne usuário eficiente da língua nacional e, por conseguinte, atinja a condição de aluno produtivo em todas as disciplinas.Na conjuntura dos tempos atuais, onde o mundo é palco de mudanças vertiginosas, a distância entre o futuro e o presente é cada vez menor.
Nesse contexto, as mudanças tecnológicas constituem um dos fatores responsáveis pelas constantes transformações culturais que vem ocorrendo, dos quais os educadores não podem abrir mão, posto que o mesmo, pode ampliar horizontes educacionais, no que se refere às inúmeras possibilidades que se abrem para a aprendizagem.Por acreditar nesta concepção, o projeto objetivou investigar se com base na iniciação científica e utilização auxiliar das informações contidas na internet, os alunos seriam capazes de desenvolver autonomamente sua aprendizagem.O foco de investigação voltou-se para o saber- fazer, com base no conteúdo programático os alunos reforçaram seus conhecimentos, através da pesquisa-reflexão-produção, onde o professor mediou esta construção para que os alunos não fossem reféns do crtl c- ctrl v (copiar e colar), mas filtrassem as informações obtidas e sintetizassem as que seriam úteis à sua aprendizagem, sendo capazes de construir seu conhecimento de um modo interdisciplinar.
Acreditamos que a internet pode propiciar aos alunos a oportunidade para que os memos possam discustir uns com os outros para troca de idéias, tomando para si a responsabilidade pela própria aprendizagem e, assim, tornarem-se capazes de solucionar problemas no seu cotidiano a medida em que forem surgindo.

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Sou aluna da Universidade estadual da Paraíba e estou pesquisando exatamente sobre essa temática: a internet como ferramenta facilitadora da aprendizagem. Gostaria de saber como poderemos manter contato. meu email: alice.deodato@hotmail.com

    ResponderExcluir